segunda-feira, 9 de outubro de 2017

A Chegada


Oie gente maravilhosa, tudo bem com vocês? Hoje eu vim falar um pouco sobre um filme de ficção cientifica muito bom!
A chegada é um filme de ficção cientifica que quebra muitos conceitos pré-determinados desse tipo de filme.  – Pah, já chego jogando a real mesmo! 
Aí vocês me perguntam, mas Grace que conceitos são esses? – Eu vou te dizer meu caro. Todo filme de ficção cientifica que fala principalmente sobre tempo e viagem temporais trazem um cientista das áreas exatas como destaque, um físico ou um matemático, por exemplo. Outro conceito que vem muito em filmes de ficção cientifica com alienígenas é que eles já chegam ferrando e quebrando tudo.
No filme A Chegada não vemos nada disse e nem por isso deixar de ser um filme formidável, na trama nós somos convidados a conhecer a Doutra Louise (ela tem doutorado em Linguística), aqui nós temos a primeira quebra de determinismos que citei antes, a área de humanas muito bem representada!! Uhuuuruuu!!
Ela é chamada pelas Forças Armadas Americana, pois 12 óvnis em forma de conchas gigantescas aterrissam na terra. Eles, as criaturas, estão lá pairando tranquilos sem manifestar as suas reais intenções e a Dra. tem que tentar entrar em contato com eles decifrando sua linguagem para saber qual a intenção dos visitantes.


Outra quebra de determinismo que eu cite é que neste filme os visitantes não chegam chutando o pau da barraca e quebrando tudo, não eles estão lá tranquilos, mas quem faz o favor de tocar o terror na terra somos nós humanos. Pois nosso medo do desconhecido nos transforma em criaturas violentas.
Enquanto isso, A Louise, interpretada pela Amy Admas, começa a estabelecer uma comunicação com as criaturas, ensinando os conceitos da língua e decifrando o vocabulário deles que de forma falada são sons guturais e barulhos e quando escrito tem formato circular, algo que se encaixa no contexto do filme e detalhe que quando eles falam é diferente do que escrevem.


 O filme tem uma passagem de tempo vagaroso, claro para demostrar como foi o progresso dela com as criaturas. Ao passo que ela vai avançado ela vai se envolvendo em flash de “memorias” que traz um toque de drama ao filme, pois essas “memorias”, trata se de algo delicado para ela, mas ao mesmo tempo isso acaba se tornando a chave para ela descobrir sobre o que as criaturas estão falando.
A Chegada é um filme de ficção cientifica que traz para nós delicadas interrogações sobre o filme. Não sobre a compreensão do filme, mas sim em como decidiríamos a vida daqui pra frente sabendo o que sabemos.  A vida é efêmera e devemos passar pelo dor, para viver o amor que está fadado ao sofrimento? Que o que realmente importa é o caminho que percorremos e não a chegada.
É com essa sensação que o filme acaba.
Então pessoal, se vocês não assistiram a chegada eu super recomendo é um filme muito bom te garanto que não vai te deixar na mão!

Beijocas amores, até a próxima! 

Um comentário: